Iguatemi Fortaleza

Buscando por:

Ivan e Raul: Cozinha de pai para filho

É como se enxergar através de um espelho. Ainda criança, o chef Raul Prado observava a mãe, a avó e as tias enquanto elas cozinhavam. Era uma culinária do cotidiano, feita com muito amor. “Costumo dizer que lá em casa não tínhamos sala de estar, tudo acontecia em volta da mesa de jantar, sempre envolvendo a comida. Só saíamos da cozinha para dormir”.  Hoje, pai de dois filhos, ele vê transbordar essa paixão por meio de seus filhos. Raul, de 6 anos, o mais velho, tem até um perfil no instagram, o @cozinhandocomraul, onde divide suas aventuras no fogão. 

Brincando de cozinhar

Tudo começou com um “posso te ajudar, papai?”. Despretensioso, Raul foi tomando conta dos espaços e começou a acompanhar atento e participar da preparação das refeições da família. “Ele é muito despachado, sempre foi assim desde pequeno. Foi vendo canais do YouTube de outras crianças que ele quis fazer um vídeo com o que ele ama fazer, que é cozinhar. A gente gravou, achou engraçado e a minha mulher começou a colocar o conteúdo na rede social.  Raul se diverte fazendo”.

E o amor pela cozinha parece estar mesmo no sangue. Ivan conta que a caçula, Ana Laura, de 1 ano e 6 meses, já é boa de garfo. E Raul tem planos para o futuro da família. “Outro dia, ele fez um desenho de um restaurante e disse que era nosso. Eu ia cozinhar, ele ia me ajudar, a mamãe ia receber o dinheiro e que a minha filha mais nova ia servir as pessoas”. 

Os sabores da paternidade

Da cozinha da avó para os dois restaurantes em que é chef atualmente, Ivan tem anos de história na gastronomia. Trabalha muito, mas o faz com muito amor. “Eu acredito que é isso que inspira o Raul: me ver cozinhando com tanta paixão. Ele tomou para si. Me emociona. Quando você nasce, primeiro respira e depois se alimenta. É algo que é inerente ao ser humano. E é um prazer pra mim que ele enxergue isso”. 

Ivan conta que a paternidade lhe fez melhor. “Costumo dizer que antes do Raul nascer eu era um menino que brincava de ser homem, e foi só depois que ele nasceu que me tornei um homem de verdade”, conta o chef. Ele e a esposa, Priscila, já vinham de um longo relacionamento e perceberam que faltava algo, um filho. As incertezas e os medos de se tornar pai deram lugar a um amor incondicional. Hoje, Raul e Ivan são pai e filho, cozinheiro e ajudante, espelho e reflexo. 

“Eu não faço a menor ideia do que ele quer ser. E o objetivo não é esse. Independente de qualquer coisa, essa relação com o alimento é fundamental pra vida toda. Espero que a comida seja sempre um afeto na vida dele”. 

Compartilhe: