Iguatemi Fortaleza

Buscando por:

No Ceará, não esquecer o skincare

Que o skincare é uma tendência viva (e claríssima) ninguém duvida. Mas quem tem coragem de admitir o quanto é difícil seguir firme na rotina de cuidar da pele? 

Eu tenho, vim aqui confessar. Não sei se é porque nasci geminiana, mas alterno momentos de extremo cuidado com o cumprimento da rotina e momentos em que todo o cuidado se resume a escovar os dentes e lavar os cabelos. E tome produto vencido na bancada. 

A gente que mora no Ceará merece (e deve ter) um cuidado redobrado, porque a incidência do sol é aquela que você já sabe: se frita um ovo no asfalto, imagina o que ele não faz com sua cútis da testa. 

A gente já entendeu (vendo nossas mães envelhecerem) que o cuidado faz sim a diferença. Hidratação e proteção solar fazem mais milagre que reza braba, e não tem promessa pra santo nenhum que funcione mais que limpar a pele com perícia. Sim, dormir de maquiagem é um verdadeiro veneno. 

Lembro com carinho a primeira vez que fui ao dermatologista, eu uma jovem de 13 anos cheia de comedões de acne e a auto estima lá embaixo. Lembro também do sermão de minha mãe na farmácia: “Mariana, você tá vendo o quanto eu tô gastando de cremes né? Pois não use não, pra você ver”. Anos depois, as pomadas pouco apertadas iriam, todas, para o lixo. Vencidas, antes de acabar.

A maturidade me deu, digamos, uma certa lição: não tinha fórmula mágica. Enquanto os cremes apenas enfeitassem a bancada, nada iria acontecer em meu benefício. O tempo foi passando e fui adotando, pouco a pouco, medidas que me fazem hoje ter a pele que eu pedi a Deus, dentro das minhas limitações, é claro. 

Divido aqui dicas para os cuidados serem eternos e no fim, você pode encontrar por aqui pelo Bosque indicações de produtos muito legais para incrementar sua rotina em casa. Não só de skincare mas da cosmética em geral, porque bancada bonita é bancada cheia! 

1) observe-se: o produto da moda nem sempre é pra você. Pergunte ao seu dermatologista que tipo de pele você tem, e já compre produtos com base nisso. 

2) assim que terminar de escovar os dentes (cito isso por ser o cuidado mais básico que temos todas as manhãs) aplique o filtro solar. Você mora na terra do sol, e ele é (se não é deve ser) nosso melhor amigo, sempre. 

3) não se engane: se você tem dificuldade em seguir rotina de tratamento de pele, quanto mais produtos tiver na sua prescrição mais difícil vai ser cumpri-la. Um bom serum à noite, específico para sua faixa etária, resolve a vida. Quando isso tiver sacramentado pra você, escolha incrementar com um produto para a área dos olhos. 

4) não se dorme de maquiagem nem que você tenha exagerado no vinhozinho. Mesmo que não esteja em total condição psicológica de se preocupar com isso, lave o rosto ou use demaquilante. Tenho uma dica legal pra isso: alguns óleos essenciais são ótimos para tirar a maquiagem com ajuda de algodão. 

5) escreva no espelho (sou vintage!) ou coloque alarmes no app. Se você não demora no banheiro de manhã, carregue o filtro na bolsa. Assim, se esquecer, pode aplicar depois. Ou ter em mãos na hora de reaplicar. 

6) gostar do cheiro e da textura dos produtos é meio caminho andado para utilizá-los. Tem dias que lembro de passar meu sérum porque da saudade daquele cheiro que já associei à hora de dormir. 


Por último: envelhecer bonita não é um dever, Deus me livre que fosse, mas envelhecer hidratada é mais confortável e ter uma pele reluzente faz bem até pra alma! Confie! Você trabalha hoje para colher amanhã.

Compartilhe: