Iguatemi Fortaleza

Buscando por:

Conheça 5 restaurantes saudáveis e seus principais pratos!

Qualidade de vida e alimentação saudável andam lado a lado. Felizmente, essa é uma preocupação que ocupa a mente (e a mesa) de cada vez mais brasileiros. Ainda em 2017, a agência de pesquisa Euromonitor Internacional apurou que o mercado de alimentação saudável apresentou um crescimento de 98% no Brasil, considerando os anos de 2009 a 2014, movimentando quase 30 bilhões de dólares apenas em 2015.

Isso não só não mudou, como melhorou: o isolamento social levou mais pessoas a optar pela comida caseira. Com isso, avançou o consumo de frutas, hortaliças e oleaginosas, de acordo com o Estudo NutriNet, feito pela Universidade de São Paulo. Contudo, não foi apenas o consumo de comida caseira que aumentou: a oferta de pratos e restaurantes saudáveis também, como forma de atender a um público mais numeroso e exigente. Sabia que há ótimas opções perto de você?

Por que comer bem?

A alimentação saudável é uma das principais estratégias para viver mais e melhor. Isso se deve ao enorme potencial nutritivo dos alimentos que compõem uma dieta equilibrada. Ao contrário do que muitos acreditam, esse equilíbrio não é oriundo apenas de frutas, verduras e grãos. É possível comer de tudo — mas priorizando o que faz bem ao seu organismo. Os benefícios são incontáveis e aparecem já no curto prazo.

Conheça alguns a seguir.

Combate às dores corporais

Dor muscular e na cabeça são reclamações constantes dos brasileiros — e a dieta pode servir como um mecanismo de defesa para esses problemas. Um dos principais aliados é o ômega 3, que tem propriedades anti-inflamatórias. Nos alimentos, é possível encontrá-lo em peixes, como sardinha e cavala; em frutas, como abacate e limão; e nas sementes, como chia e linhaça.

Prevenção de doenças

Além do combate às dores do corpo, uma alimentação nutritiva, consequentemente, afasta doenças, como diabetes e gastrite. Embora também tenham influência genética, o aparecimento dessas enfermidades pode, sim, ser evitada por meio do consumo contínuo de alimentos saudáveis. Frutas não ácidas, como damasco e ameixa seca, assim como as que têm grande número de fibras, como goiaba e tamarindo, são excelentes para prevenir esses males (ou auxiliar em seu tratamento).

Disposição e bom humor

É uma troca: uma vez que se fornece o que o corpo precisa para funcionar bem, sua mente vai recompensar, fazendo você se sentir mais disposto e bem-humorado. Uma alimentação rica em proteínas e vitamina C, presente em alimentos como ovos e acerola, respectivamente, ajuda a controlar a produção do hormônio cortisol, aquele que está relacionado ao estresse.

Na mesma linha, tem o grão-de-bico, que combate a ansiedade e promove a sensação de bem-estar; e o espinafre, que previne a depressão e as doenças degenerativas, graças à sua composição rica em potássio e ácido fólico (também ideal para gestantes e tentantes).

Onde comer bem?

A lista de benefícios de uma alimentação saudável é interminável, assim como as opções de onde encontrá-la. Sua versatilidade e até bom preço permite não só consumi-la em casa, no dia a dia, mas também em bons restaurantes, que tenham uma variedade de pratos ricos em sabor e nutrição para o seu organismo.

Selecionamos um guia de opções presentes na praça gastronômica do Iguatemi Fortaleza, de acordo com cada culinária, de dar água na boca!

Culinária brasileira

Consegue imaginar a culinária baiana com opções sem glúten, sem lactose e com baixo índice de carboidrato? A preparação leva apenas produtos orgânicos e frescos, sem uso de agroquímicos ou aditivos. Com self-service­ e pratos à la carte, o restaurante Orgânico Alimentos Saudáveis conta com um cardápio que faz jus ao seu nome, supervisionado por uma equipe de nutricionistas. E para quem não deseja apenas almoçar ou jantar, é possível fazer compras no mercado do restaurante: são mais de 300 itens, que variam de produtos a granel, snacks etc.

Culinária italiana

Para os amantes de pasta, como risotos e massas, o La Pasta Gialla também tem opções saudáveis e saborosas. Desde o penne primavera, feito com mozzarella de búfala, manjericão e tomate fresco marinado até a bruschetta crema di cipolle, com sabor de creme de cebola com salsa tartufata e parmesão gratinado. Uma ótima pedida para quem curte culinária italiana, mas não quer se render à pizza.

Culinária portuguesa

Nem só de vinho é composta a culinária portuguesa… Entretanto, se você quiser provar uma boa opção vinda de lá, é só visitar o restaurante Tio Armênio. A bebida pode acompanhar outro prato que vem das terras colonizadoras: o Bacalhau do Chef, que, para completar, tem arroz de brócolis e batata sauté. Trata-se de uma excelente pedida para a hora do almoço: um prato simples com um toque suculento e nutritivo.

Culinária japonesa

A comida japonesa carrega muitos elementos saudáveis, como peixe e tofu, mas além dos ingredientes, é preciso considerar como a refeição é produzida, pois isso pode prejudicar seu valor nutritivo. Para não ter erro, visite o Ryori. O cardápio é repleto de bons pratos, como o salmão com Shimeji, complementado com yakimesh de camarão. O peixe é preparado com missô, uma pasta de soja fermentada que reforça a imunidade, ajuda a memória e até embeleza a pele de quem a consome.

Bônus: carnes

O consumo da proteína presente em boa parte das carnes é excelente para o equilíbrio hormonal e o funcionamento regular do sistema imunológico. A proteína vegetal, contida na chia e nas amêndoas, é uma boa pedida para quem é vegetariano ou vegano — e muitos pratos contam com a participação delas.

Para quem não abre mão da carne, mas deseja seguir a linha saudável, o ideal é optar pelas versões mais magras, com menor índice de gordura, como o coxão mole bovino e a carne de pato, que é mais nutritiva que a carne de frango. No Santa Grelha, você pode pedir o Magret, um prato composto por peito de pato com legumes e nozes, ou o Roastbeff, formado por lâminas de filé mignon com molho suave de queijo de cabra e batata bolinha ao murro.

Deu água na boca conhecer esses pratos, não foi? Eles são uma pequena parcela dos restaurantes saudáveis que o Iguatemi Fortaleza reserva em sua praça de alimentação. Não deixe de conhecê-los e experimentar por conta própria. Alimentar-se bem é possível e pode ser saborosíssimo.

Gostou das nossas indicações? Então, entre em contato com a gente!

Compartilhe: