Iguatemi Fortaleza

Buscando por:

Saiba mais sobre o São João: uma data que é a cara do Brasil!

Assim como dezembro é o mês oficial do Natal e julho é o de férias, não dá para não associar o de junho com as tradicionais festas juninas! Os 30 dias são dedicados às comemorações e tradições, como quadrilhas e quermesses, envolvendo diversos segmentos.

Também é em junho que se celebram algumas datas especiais. Entre elas, o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, o dia de São Pedro, que é conhecido por abençoar o período chuvoso no Nordeste, e o mais famoso: o dia de São João, que é celebrado em 24 de junho.

Você sabe como essa data surgiu? Quais são os principais elementos dessa festividade? Então, acompanhe a leitura deste artigo para descobrir!

Quem foi São João?

Para quem não está familiarizado com a tradição católica, São João se refere a João Batista, o responsável pelo batismo de Jesus Cristo, de acordo com a história narrada na Bíblia. No livro, mais especificamente, no Evangelho de Lucas, é informado que ele nasceu seis meses antes do Messias, ou seja, por volta do dia 24 de junho.

A festa, em si, surgiu durante a Idade Média, quando se popularizaram as festividades de santos como São Pedro e Santo Antônio. No Brasil, as mesmas comemorações ganharam o nome de festas juninas, e assim são conhecidas até hoje, fazendo menção ao mês de sua celebração.

Quais são as principais tradições do dia de São João?

Como toda festa temática, foram as tradições que tornaram o São João uma das comemorações mais ricas e alegres do país. Suas receitas, decorações e programação são o que fazem dela uma celebração única! Relembre cada uma delas, abaixo.

Quadrilha

Apesar de a festa ter diversos toques nordestinos, quando ela começou, suas principais características foram herdadas de nossos colonizadores, os portugueses. É o caso da quadrilha junina, que foi introduzida na nossa cultura por meio da Corte Imperial e, anos mais tarde, tornou-se uma das marcas registradas das festas juninas.

Figurino

Os participantes das quadrilhas usam roupas coloridas — com exceção dos noivos, é claro — e existe uma estampa em comum em todas elas: o xadrez. Sabe de onde ele veio? Da Escócia!

No século XVIII, os escoceses usavam esse tecido que, aqui, virou uma marca registrada dos fazendeiros e demais pessoas que residiam no campo. Como alguns elementos da comemoração têm um toque caipira, o xadrez foi acrescentado a esse contexto e segue até hoje.

Música

Não tem balanço mais a cara do São João que o do forró! Esse ritmo popular nasceu no século XIX, nos bailes chamados Forrobodó. Com o tempo, apenas a primeira parte foi usada para denominar esse tipo de música, que faz um grande sucesso no Brasil e, principalmente, no Nordeste.

Luiz Gonzaga foi um dos grandes responsáveis não apenas pela popularização do ritmo em território nacional, mas por eternizar cantigas que são associadas a essas festividades há décadas, como “Asa branca” e “Olha pro céu”. Quem nunca dançou um forró pé-de-serra ao som do Rei do Baião?

Culinária

Um dos elementos que mais fazem sucesso nas festas juninas é o seu cardápio. Tem opções para todos os gostos e bolsos e, nos últimos anos, algumas receitas ganharam um toque gourmet! Separamos algumas para você recriar na sua casa. Acompanhe, a seguir.

Pé-de-moleque com chocolate ao rum

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de amendoim torrado e picado, sem casca
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de chocolate ou cacau em pó
  • 2 colheres (sopa) de rum
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ colher (chá) de sal
  • manteiga para untar a forma

Para prepará-lo, junte todos os ingredientes em uma panela, com exceção do rum. Mexa-os em fogo baixo, sem permitir que pregue no fundo do recipiente. Ao tirar do fogão, acrescente as colheres de rum, misture por cerca de três minutos e, depois, coloque em uma assadeira untada. Quando esfriar, basta cortar em pedaços e pronto!

Bebida quente de paçoca

Você vai precisar de:

  • ½ lata de leite condensado
  • 1 colher de canela em pó
  • 4 colheres (chá) de maisena
  • 4 xícaras de leite
  • 4 paçocas esfareladas (tipo rolha)
  • Farelo de paçoca para polvilhar

Misture todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo médio, até engrossar. Quando isso ocorrer, divida a bebida em quatro canecas e use o farelo da paçoca para polvilhar e embelezar na hora de servir.

Torta de maçã-do-amor

Você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor
  • 1 e ½ xícara de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 gemas
  • 2 embalagens de biscoito maisena
  • 3 colheres (sopa) de maisena
  • ¾ de xícara de groselha
  • 4 xícaras de leite
  • 4 maçãs sem semente em cubos

Antes de começar, pré-aqueça o forno por 10 minutos. Esfarele o biscoito em um processador até ele virar uma farofa. Depois, coloque-o em uma tigela, misturando-o com a manteiga e amassando com os dedos.

Ponha essa massa na forma de fundo removível e deixe lá até que as beiradas fiquem em um tom dourado. Em outro recipiente, junte duas das maçãs em cubos, metade da groselha e a água, e deixe em fogo médio por 10 minutos. Retire a maçã e reserve a calda.

Em uma panela, coloque o leite condensado, as gemas, a maisena, o leite, e cozinhe em fogo baixo, até que engrosse. Quando isso acontecer, acrescente a maçã (que foi retirada da calda) e reserve.

Ponha a gelatina em uma tigela com água fria, polvilhando e dissolvendo-a sem ferver. Depois, pegue a outra metade da groselha, junte-a com as maçãs cortadas em fatias e deixe em fogo médio por 2 minutos.

Novamente, retire a maçã e reserve a calda. Em seguida, misture a gelatina com as caldas, deixando esfriar. Coloque o recheio sobre a massa, acrescente as fatias de maçã por cima, com a calda de groselha e gelatina, e leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas. A torta deve ser servida gelada.

Dar um toque gourmet na culinária junina é uma forma de deixar sua comemoração mais especial e diferente para receber seus convidados! Com a pandemia, celebrar o São João em casa é a única alternativa, mas ela pode ser igualmente divertida e alegre, usando os elementos certos! Passe no Iguatemi Fortaleza! Lá, você encontra todos os ingredientes para reproduzir as receitas acima e ainda aprimorar a decoração da sua festa.

Curtiu nosso artigo sobre São João? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este no seu e-mail!

Compartilhe: