Iguatemi Fortaleza

Buscando por:

Os dois pais do Gabriel

O Dia dos Pais sempre foi uma data mais que especial para Gabriel, de 9 anos. Ele tem dois pais. Sandro é o pai que acalenta, que faz a comida e acompanha na hora de dormir. Já Silvio é o pai mais prático, que resolve as coisas do cotidiano, mas sem perder a ternura. Amado em dobro, o menino é bastante curioso e vive sua infância momento a momento, descoberta a descoberta. 

Muito Prazer, Gabriel 

A paternidade entra na vida do casal depois de muitos anos de um relacionamento baseado em amor, companheirismo e respeito. Sandro conta que sempre quis ser pai. “Era algo muito latente em mim, mas entendia que Silvio ainda não estava preparado. Até que um dia ele disse ‘vamos’ e aí começou nossa busca por uma criança. Não cogitamos outro método. Sempre pensamos na adoção”. 

A busca por um filho levou Sandro ao Acre, sua terra natal.. Sua mãe conhecia uma família do interior que estava sem condições de criar um menino de pouco mais de dois anos. “Fomos até à rodoviária pra conhecer. Quando a vi descendo do ônibus com o Gabriel dei a mão pra ela se apoiar, mas aí ele veio pra mim, pro meu braço”. O primeiro encontro, que o emociona até hoje, foi a certeza de que naquele momento nascia um pai e um filho. 

Se para Sandro o chamado da paternidade foi arrebatador, para Silvio foi se construindo ao longo do tempo, nas afinidades e no cuidado diário. Já para Gabriel a adaptação também aconteceu aos poucos. “Até os dois anos, ele nunca tinha tido uma cama, por exemplo, dormia um dia na casa de um, outro dia na de outro. Ele acordava e já pulava da cama. Não tinha aquela coisa do chamego. E a gente foi despertando isso nele”. 

Ao longo dos anos, Silvio e Sandro estimularam também a conversa com Gabriel. A cada fase um questionamento. “A gente sempre foi muito aberto. Ele sempre soube da adoção e conforme ele ia trazendo as questões, fomos respondendo e nos preparando para isso, com a psicóloga, com a escola… ele, por exemplo, percebia que nós dois criávamos ele, que éramos os pais dele, mas não entendia que também existia uma relação de afeto entre nós, e trabalhamos isso”. Quanto aos preconceitos do mundo lá fora, os dois pais de Gabriel tem um antídoto infalível: diálogo aberto, a verdade e muito amor. 

Compartilhe: